domingo, 10 de maio de 2009

"Gênero: diferentes discursos"


Hoje quero expor um pouco mais sobre "gênero", pois acho o tema bastante interessante, principalmente considerando-se que, na atualidade, muitos tem surgido para incrementar a comunicação entre as pessoas. Blogs e mais recentemente o twitter são genêros que apresentam características bem distintas e conquistaram o gosto dos internautas ao redor do mundo.



***

"O termo 'gênero' tem sido usado por muitos anos como referência a diferentes estilos de discurso literário, tais como sonetos, tragédias e romances. Isso salienta o fato de que diferentes tipos de discurso podem ser identificados pela sua forma completa ou estrutura genérica.

Em tempos recentes, o termo foi adaptado pelos lingüistas funcionais para se referir a diferentes tipos de eventos de comunicação (Martin 1984; Swales 1990). Eles argumentam que a língua existe para cumprir certas funções e que essas funções são determinadas pela forma ou estrutura geral do discurso. Esta estrutura surge à medida em que as pessoas se comunicam umas com as outras, ou seja, ela terá certos estágios previsíveis. O propósito comunicativo será também refletido na construção básica do discurso: palavras e estrutura gramatical. Em outras palavras, diferentes tipos de eventos comunicativos resultam em diferentes tipos de discurso e cada um destes terão suas próprias características distintivas. Alguns eventos resultam em sermões, outros em discurso político, e outros, ainda, em conversas casuais. Enquanto cada sermão, discurso político e conversa casual será diferente, cada tipo de discurso partilhará certas características que o colocarão à parte de outros tipos de discurso."



***


Por exemplo:


1 - Uma receita culinária é caracterizada pelo título, lista de ingredientes e modo de preparar.


***

“Tortinhas de maracujá”




***
2 - Um artigo de jornal é reconhecido pelo seu formato em colunas, com a manchete destacada em letras grandes, com a identificação do autor da matéria, local do acontecimento, e a notícia sendo desenvolvida em letras menores.



***




***


Deste modo, podemos perceber que "estrutura, gramática e aparência física são elementos que refletem os propósitos para os quais os textos foram criados.


***
Cada texto, tudo que é dito ou escrito, revela algum contexto de uso. Além disso, é o uso da língua que, durante milhares de gerações, tem moldado o sistema. A língua evolui para satisfazer as necessidades humana, e o modo como ela é organizada é funcional, não arbitrário" (imposto por um grupo restrito de pessoas).



***

Fonte:
NUNAN, David. Introducing discourse analysis. London: Penguin English, c1993.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails