quarta-feira, 7 de março de 2012

Escrevendo nossa história


 
Momentos vividos com um forte senso de realização pelo que foi alcançado, 
muita emoção e saudade pelo que se vivenciou 
e grandes esperanças pelo que ainda virá em nossas vidas! 

 

Discurso - Formandos Letras 2011

Discurso escrito e lido pelo formando Flávio Silva Machado, na solenidade de Colação de Grau dos alunos do Curso de Letras, realizada em 3 de março de 2012, 
na Universidade Federal de Minas Gerais 
 

Gostaria de agradecer, em nome dos colegas formandos, a presença de todos neste evento que ficará escrito à tinta nas páginas da memória de todos nós. Além disso, gostaria de agradecer singularmente aos professores que nos guiaram na busca do saber. A grande maioria dos colegas de curso aqui presentes, assim como eu, saibam, tem em vocês nossos modelos para a vida profissional. Provavelmente, nós, formandos em letras, sabemos, mais do que qualquer cidadão, que a grandeza de uma nação está na educação.

Vencer esta etapa não é apenas um grande passo em nossas vidas e na vida de nossos familiares, mas também um grande passo direcionado ao futuro daqueles que cruzarem nossos caminhos. Deixaremos no passado todos os medos e inseguranças que sentimos durante a graduação. Abandonaremos o anonimato e passaremos a fazer a grande diferença, no dia-a-dia da profissão.

Hoje somos parte de um novo futuro, somos o resultado da superação de todo o caminho que percorremos para sermos profissionais que fazem da linguagem um instrumento de trabalho.

Aos meus colegas que se tornaram professores, assim como eu, desejo toda a realização e sucesso em suas carreiras. Desejo que vocês encontrem na educação um motivo para acordar e acreditar, com a força mais crédula, que a alma humana evolui. Não é nenhum exagero dizer que o futuro de centenas de alunos agora depende, essencialmente, de nós. Nós somos a esperança. Nós somos a mão que guia o punho que escreve cada segundo a história. E, logo, a história marcará cada um de nós.

Aos que optaram pelo bacharelado, meus colegas pesquisadores, desejo sucesso e a dedicação necessária para continuarem produzindo seus trabalhos com excelência, qualidade e ética.

Por fim, gostaria de agradecer aos meus amigos, Wagner Júnior e Vêronica Gomes que estiveram sempre ao meu lado nas lutas do Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade, na gestão Travessia.

Neste momento “final”, sobretudo, é importante dizer o quanto sentiremos falta de nossos amigos, das calouradas, dos intervalos desperdiçados na fila da cantina e na fila do xerox e das disciplinas com títulos enormes. Sentiremos uma enorme falta dos números das salas, organizadas de maneira caótica e aleatória, que ninguém, jamais, foi capaz de decorar. Sentiremos falta de todos os desafios que superamos. Sentiremos até mesmo falta da sensação de insegurança ao realizar a matrícula e tentar compreender qual matéria pertence a qual grupo. Sentiremos falta do elevador trem-fantasma e dos litros de sangue doados às legiões de incômodos pernilongos da biblioteca.

Obrigado.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails